quinta-feira, 24 de janeiro de 2008

1ª conquista!

Ahh, 1ª conquista, inicialmente alcançada!
Palavras de ordem, entrando em prática!
Desde o dia 14 de dezembro, aguardo por uma resposta, ou ao menos um sinal... Fui correspondida ontem... 23 de janeiro vai ficar na minha memória! Graças ao bom português, e um pouco de atitude, vontade e coragem da minha parte.
O português é um idioma tão bonito quando escrito, e principalmente, quando interpretado corretamente... E espero que por causa dele eu tenha visto aquela notícia.

Vou tentar não enrolar tanto. Quem me conhece sabe que eu sou louca por Handebol. Por ele, eu venho mandando e-mails para vários programas esportivos em busca de uma aparição do meu esporte na mídia. Só que nada acontecia... Então, resolvi escrever um texto criticando a direção esportiva a respeito do futebol, que fica sempre no foco, deixando outros esportes em segundo ou terceiro plano.

Qual o porquê de sermos loucos por futebol?
Motivos não nos faltam. Grandes craques, estádios de grandezas espetaculares, técnicos de sabedoria gigantesca e grandes talentos sendo agora descobertos e a serem também. Mas o maior motivo não foi ainda dito: a mídia. É ela que faz com que tenhamos conhecimento de toda essa grandeza. É, a mídia...
É ela também que nos cega quase totalmente do outros esportes. Quem sabe se por trás da direção dos programas esportivos de televisão aberta existam apenas loucos por este grandioso esporte ou “ditadores” esportivos que fazem com que todos nós vejamos apenas o que desejam?
Que a verdade seja dita: somos loucos por futebol por falta de opção! Não é porque temos grandes astros em campo que devemos valorizar apenas o futebol. Existem tantos outros esportes, cada qual com os seus respectivos campeonatos e muitas pessoas (assim como eu) não têm conhecimento. Se tivéssemos oportunidade de ver outros esportes na televisão aberta, talvez não seríamos tão loucos assim por futebol.
“Ahá! Uhu! O Maraca é nosso!”. Pois é. Os estádios são as únicas coisas que até o momento não podem ser comercializadas. Damos tanto valor aos jogadores do futebol brasileiro... E eles? Qual o valor que eles dão aos torcedores? Nenhum! Pois trocam o calor da torcida brasileira pelo frio dos campos europeus. Não só os jogadores de futebol, que tem todo o prestígio da nação, mas outros atletas que a população mal sabe quem são também nos trocam pela Europa, buscando uma maior valorização.
Felizmente, em alguns programas, mesmo que em pequena quantidade, começa-se a abrir um espaço para outros esportes. Assim, eles mostram os novos talentos que estão surgindo e a importância daqueles esportes, mesmo que nem tão valorizado pela grande massa popular como o futebol.
A grande intenção não é apenas criticar a programação esportiva de televisões abertas, mas também dizer que não apenas os jogadores de futebol podem proporcionar aos telespectadores um grande espetáculo, e que os menos reconhecidos talvez sejam os que mais dão valor à sua torcida.



Quando chegou quarta-feira, um mês e alguns dias após o envio do texto, eis que surge no primeiro programa uma reportagem a respeito de um goleiro de handebol de uma liga em um país europeu. Fiquei muito feliz por conta disso! Mas eu espero que, a atitude desse diretor tenha mudado por conta do meu texto. E se não foi, o mesmo serviu para manifestar não só a minha vontade, mas a de muitas outras pessoas que desejam ver outros esportes na televisão, além do futebol.
Espero que não só com esse programa, mas que em outros também, o meu texto consiga mudar um pouco o conceito esportivo dos diretores e editores, mesmo que aos poucos.

Bjin, Andressa PiVô
#]

2 comentários:

Anônimo disse...

Oie!
Muito bom o post!
Amei a carta, condordo plenamente no que a mesma conta.
Tomará que a mídia não fique repetindo a tecla "futebolistica", aliás, nunca gostei mesmo de futebol! xD
BzO'´`

Gabriela Chaves disse...

Dressinha!
Uau, parabéns pelo belo texto! Se superou, hein? Nem toto mundo tem essa convicção de mudar alguma coisa na "grande mídia". Se cada brasileiro pensasse como você, não seríamos tão alienados, certo? E imagine se na política fosse assim... Não estaríamos reclamando dos próprios governantes que elegemos!

Bem, espero, como você, que sua atitude tenha relevância pros "caras" lá. hehehe...

Beeeijos! E sucesso pro seu blog! ;D